sábado, 14 de março de 2015

Social Media: Mercado para analistas de mídias sociais continua promissor -

 Mercado para analistas de mídias sociais continua promissor

Nos últimos anos da faculdade, concluída em 2012, ouvi os primeiros murmúrios sobre um novo nicho de mercado que crescia rapidamente: profissionais das mídias sociais. Fato que já vinha sendo observado pelos mais atentos à dinâmica online, sobretudo pela nova geração de estudantes de jornalismo, ou pelos colegas de marketing e publicidade.

Dali para o mercado de trabalho me dei conta que aquele campo, pra mim ainda com um futuro promissor, se fazia presente no mercado há alguns anos. Agências e empresas já consumiam esse, até então, considerado novo profissional. Em 2010, a Deloitte do Brasil avaliou a maturidade do mercado brasileiro para o "boom das mídias sociais" e constatou que, há cinco anos, 70% das empresas pesquisadas (a análise não indica o número total) já utilizavam e/ou monitoravam mídias sociais. Mesmo aqueles que ainda não usufruíam desse canal de comunicação, 86% pretendiam investir no segmento dentro de, no máximo, 3 anos.

Redes sociais como fontes de reclamações

O monitoramento foi se tornando essencial para a manutenção da imagem de empresas conforme consumidores percebiam um canal de comunicação mais eficaz e responsiva. Cada vez mais consumidores insatisfeitos aproveitavam a visibilidade da internet e das redes sociais para expor ao mundo a chateação com a marca e/ou produto adquirido. Enquanto isso, profissionais de agências digitais visionavam o mercado e trabalhavam para mostrar a importância do monitoramento das redes sociais a seus clientes. Paralelamente, executivos temiam uma possível repercussão rápida de comentários negativos sobre a marca nas redes sociais.O mercado se expandia.

Para a agência de comunicação paulista Media Target, o monitoramento das mídias sociais é fundamental para o faturamento da empresa. "Hoje ainda impera a análise por marca produto e setor de atuação. Outros tipos de projetos e análises são mais pontuais e dependem de caso a caso", relata o diretor da agência, Marcos Faria. As redes sociais e os perfis online das empresas passaram a ser uma espécie de SAC. Porém, além de se tornarem um canal de comunicação entre consumidor e fornecedor, elas também passaram a ser um grande teto de vidro para a concorrência. Mais um alerta aos executivos mais atrasados.

Em 2013, o monitoramento das redes sociais já representava 10% do faturamento das agências digitais, de acordo com o 5º Censo Digital realizado pela Abradi. "Hoje, o trabalho com redes sociais tem crescido mais de dois dígitos ao ano e tem se tornado a tendência dentro de clientes que também realizam outros trabalhos de análise, como o de mídia convencional e publicidades", conta Faria. Não é a toa que políticos e partidos perceberam a necessidade de investir nesse profissional, como vimos durante as últimas eleições.

Perfil do profissional de mídias sociais

Com a crescente demanda também aumenta o espaço para esses profissionais dentro das agências digitais. A Trampos em parceria com a Alma Beta realizou, no ano passado, uma pesquisa para levantar um "raio x dos profissionais de mídias sociais". De 1037 entrevistados, um quarto (26%) atua em agências digitais ou especializadas em mídias sociais. Na Media Target, dos 22 colaboradores, 12 são analistas de mídias sociais.

Apesar do aparente "oba oba" do mercado, a capacitação é essencial para o sucesso do profissional. Em uma antiga entrevista cedida ao jornal carioca O Globo, o publicitário Eduardo Barbato ressaltou que "não basta ser um nativo de web" para ser um bom analista. O conhecimento em marketing é essencial para efetuar um bom trabalho. A alta escolaridade desses profissionais também se destaca na pesquisa da Trampos e da Alma Beta: 43% fizeram algum tipo de treinamento, curso ou workshop especializado.

"O trabalho é segmentado e depende da rotina do cliente e do contrato realizado. Em suma, o profissional ao chegar revisa os posts publicados no dia anterior até sua chegada e gera alertas de negatividade se assim necessitar ou relatórios diários."

Marcos Faria, Media Target

A utilização de ferramentas digitais de marketing são essenciais no cotidiano das agências.O Brandviewer é umas das seis ferramentas utilizadas pela Media Target no cotidiano da agência. Apesar de a tecnologia estar a favor desses profissionais, a análise é imprescindível para alcançar os resultados esperados pelo cliente. Reuniões e mais reuniões fazem parte dessa rotina até a conclusão do contrato. Mensurar, avaliar e criar estratégias são ações básicas de um analista no dia a dia de serviço.

Apesar do boom dos últimos anos e o surgimento de diversas empresas focadas em marketing digital, o mercado continua promissor. O relatório 2015 State of Marketing, divulgado pela Salesforce no último mês, mostra que 38% dos profissionais de marketing planejam transferir o budget da publicidade tradicional para os canais digitais. No topo das áreas que devem receber mais investimentos estão: publicidade de mídia social, social media marketing e engajamento de mídia social. A internet e as redes sociais não param de se reinventar, dessa forma, os profissionais desse ramo precisam acompanhar o ritmo das mudanças online. Atualizado, não faltará oportunidade para esse profissional nos próximos anos.

Sobre o Monitoramento de Mídias Sociais

O Brandviewer, uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais. Com ele é possível descobrir o que falam da sua marca, quem são os seus defensores e agressores, entender as necessidades dos seus clientes, verificar como está a sua presença digital, fazer CRM Social, interagir com o seu público,  estudar seus concorrentes, aprender com o seu mercado e obter insights para melhorar o seu negócio. O monitoramento de mídias sociais pode e deve ser utilizado por marcas,empresas, instituições, autarquias, políticos e celebridades.

Nenhum comentário:

Palavras chaves, Relevância, Tags & key words

Redes Sociais, Mídias Sociais, Pós-graduação, Profissão, MBA, Mestrado, Facebook, LinkedIn, Instagram, Relacionamento, Pós, Fernando Flessati, FACHA, Telson Pires

Postagens populares