quinta-feira, 5 de março de 2015

Mulheres protegidas na era digital



A evolução da tecnologia e as inovações dos últimos anos têm dado espaço para que as mulheres de hoje se encontrem mais conectadas do que nunca. Seja por questões profissionais ou pessoais, a internet e a comunicação digital exercem um papel fundamental na vida cotidiana das mulheres.

Segundo um estudo realizado pela Kaspersky Lab e pela B2B International, existe uma diferença de gênero no número de infecções devido a ciberataques. Em 2014, 47% dos homens entrevistados admitiu ter sofrido alguma perda financeira devido a uma infecção de malware em comparação ao número de 39% das mulheres. Isto pode ser por conta das mulheres estarem um pouco mais preocupadas com a segurança de suas transações financeiras do que com outras atividades que tomam seu tempo online. Contudo, 64% das mulheres contra 59% dos homens revelaram se sentir vulneráveis ao realizar uma transação financeira online.

"Às vezes, as mulheres podem ser mais cautelosas nos sites que visitam ou mais cuidadosas ao abrir um link. No entanto, é importante que ambos os sexos saibam o que é a engenharia social, como ela funciona e os métodos que os cibercriminosos usam para enganar os usuários, para evitar se tornarem vítimas. Esse conhecimento, juntamente com boas práticas na utilização da Internet e com a implementação de uma solução para proteção a ameaças on-line é a melhor maneira para se defender dos cibercriminosos ", disse Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky Lab.

No embalo de Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 8 de março, a Kaspersky Lab oferece as seguintes dicas para ajudá-las a navegar na Internet de forma segura e se sentirem um pouco mais protegidos nesta era digital:
 
  1. Manter a segurança em redes sociais: As redes sociais são a plataforma perfeita para se manter em contato com pessoas ao redor do mundo, mas esses sites também são populares entre os cibercriminosos, que muitas vezes os usam para coletar informações sobre possíveis vítimas. De acordo com uma pesquisa da Kaspersky Lab e da B2B International, 18% dos usuários acreditam que revelam mais informações do que deveriam em redes sociais, e 15% compartilha informações online que não compartilharia na vida real. Recomendamos usar o bom senso e evitar postar informações confidenciais nestas redes. Use os controles para configurar quem pode acessar as informações no seu perfil e evite clicar em links que são compartilhados entre seus contatos de notícias surpreendentes porque eles são geralmente mal intencionados.
 
  1. Cuidado com ofertas e descontos: Se você quer comprar um jeans de marca, sapatos ou um pacote de férias, você vai sempre encontrar grandes pechinchas online. Infelizmente, os cibercriminosos também exploraram estas oportunidades para tentar enganar os usuários à procura de ofertas. Por isso, é importante ser cauteloso quando encontrar itens de primeira linha a preços incríveis. Em muitos casos, estas ofertas podem vir de cibercriminosos que tentam atrair os consumidores até sites infectados, que não vão enviar os produtos depois da compra.
 
  1. Use senhas fortes: As senhas proporcionam uma proteção eficaz somente se possuírem a complexidade necessária e se forem conhecidas apenas pelo usuário do computador, ou titular da conta do Facebook ou e-mail. "É importante definir senhas fortes, que sejam complexas e não compostas por nomes, datas, nem qualquer outra informação pessoal que seja fácil de acertar", disse Bestuzhev. O uso de soluções como o Kaspersky Password Manager permite que o usuário só tenha que lembrar de uma senha mestra para todas as suas contas online e pode até mesmo ajudá-lo a gerar senhas complexas.
 
  1. Proteja o seu dispositivo móvel: Embora a tendência crescente de dispositivos móveis permita o acesso à Internet como uma brincadeira de criança, smartphones e tablets também estão em risco. Além disso, em nosso estudo, 32% das pessoas que compartilham seus computadores, celulares e tablets não tomam nenhuma medida de segurança, porque "eles não veem nenhum risco." Apenas 33% dos usuários fazem backup de todos os dados importantes antes de compartilhar o telefone ou tablet com outra pessoa, e 22% não salva todas as informações importantes destes dispositivos. Especialistas em segurança recomendam a instalação de uma proteção robusta como o Kaspersky Internet Security 2015 multidispositivos em todos os dispositivos com acesso à Internet para impedir o acesso às informações pessoais em seu telefone ou tablet e controlar o tipo de aplicações ou programas que os outros podem instalar sem o seu consentimento.
 
  1. Controle o acesso à Internet das crianças: É comum que nossos dispositivos tenham aplicativos instalados para as crianças jogarem, assistirem a filmes ou ouvirem música. No entanto, é importante ter cuidado com o tipo de aplicativos que são instalados em tablets e smartphones pois eles também podem ter malwares ou pedir permissões que dão acesso direto às informações armazenadas em nossos dispositivos. Além disso, o acesso indesejado de crianças ao conteúdo ou publicações de informações pessoais de adultos, também são aspectos que consideramos. A ferramenta de Controle Parental incluída no Kaspersky Internet Security 2015 permite fixar limites de navegação e acesso ao conteúdo online para manter seus filos e dispositivos protegidos contra os perigos da internet.

Para ter uma versão de teste grátis do Kaspersky Internet Security multidispositivos 2015 por 30 dias, por favor visite http://brazil.kaspersky.com/downloads/versoes-de-teste/internet-security.
  

Nenhum comentário:

Palavras chaves, Relevância, Tags & key words

Redes Sociais, Mídias Sociais, Pós-graduação, Profissão, MBA, Mestrado, Facebook, LinkedIn, Instagram, Relacionamento, Pós, Fernando Flessati, FACHA, Telson Pires

Postagens populares